terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Live to Learn, Learn to Live..

   Se me perguntassem o que me prendia na escola antes, sem vergonha iria responder rapidamente: Meus amigos. Simples... E pensando nessa resposta logo me passou na cabeça, o fato que estudo desde os três anos e só vou terminar aos 17, isso é... Sem contar a faculdade... Ou seja, eu estudo praticamente minha vida toda, passo parte do meu dia na escola, durante grande parte da minha vida... Aliás é na escola onde nós adolescentes descobrimos as coisas, por muitas vezes descobrimos antes de nossos pais decidirem nos ensinar sobre... Aprendemos coisas certas e também coisas erradas, aprendemos como é ter uma família, sim, nossos amigos não deixam de ser uma, temos nossas primeiras decepções, nossas primeiras conquistas, os primeiros amores, os primeiros inimigos, as primeiras amizades e aquelas que são para sempre... Descobrimos a vida nessa sociedade de alunos em um "país" chamado escola, temos nossas primeiras vivências, nossas aventuras, descobrimos o que gostamos, ou então seguimos um padrãozinho chato de gostos, nos divertimos, nos chateamos, vamos a passeios, enfim... Quando dizem que a escola é uma obrigação estão errados, é na escola onde descobrimos coisas sobre nós mesmos, as vezes ao ponto de querermos parar de ir repentinamente, mas obviamente não respeitam essa escolha então somos novamente obrigados a ir... Mas por que repentinamente perdemos toda aquela ânsia de ir para a escola que tínhamos na primeira série? Por que será que o que nos prende na escola são os nossos amigos e não o aprendizado?
   Não só isso que pergunto, mas uma coisa ainda maior... Se é na escola que temos nossas primeiras vivências, será que ela tem estrutura para isso? Afinal, vemos das maiores atrocidades acontecendo nelas... Alunos levam armas, alunos usam drogas, fumam ou bebem, alunos depredam a escola, alunos matam aula, alunos não tem interesse... E aí, que exemplo nós teremos para essas primeiras vivências? Por que as escolas não podem participar ativamente disso, nos incentivando a ter vivências boas e que possamos colocar em nossa bagagem? Até por que, o PROERD uma única vez na vida é útil e eficaz, mas não é 100%... Por que a escola ainda teima em nos formar apenas pessoas que sabem ler e fazer continhas? Por que não nos ensinar como sermos cidadãos de respeito e menos egoístas acima de tudo... Afinal, essas coisas começam na escola, se tivéssemos um ensino de como devemos viver em sociedade, dificilmente veríamos as injustiças que vemos por aí... Crianças aprendem com o que vem, se vem pessoas jogando lixo no chão... Elas vão jogar lixo no chão... Não é normal para os adultos? então é normal para ela... E se jogar lixo no chão, que é algo tão corriqueiro (porém com uma grave consequencia) elas já copiam... Imagina o que elas não copiam também? Vendo na televisão, na rua.... E na escola... Eu sempre cantei a música "A escola é o meu segundo lar", mas que eu saiba, num lar aprendemos muito mais do que matemática, português e ciências... Mas será que a sociedade liga para isso? Não... Por que para eles a escola é uma obrigação... Mas para nós... É como a música diz... É um segundo lar....


     Será que na Etec vou me sentir num lar? Por enquanto, como disse no post anterior, me senti muito confortável... Muitos dizem que lá é muito rígido... Mas não é tão assim, mesmo assim não está tudo liberado... Temos regras... Deveres... Porém direitos... Olha que interessante, na sociedade é exatamente igual, agora cabe a nós alunos, respeitar essas regras, por que se isso acontecer, vamos ver que ao menos essas pessoas provavelmente serão bons cidadãos, afinal, se respeitamos as normas de um colégio, por que não respeitaríamos as normas da sociedade?
    Eu estou disposto a segui-las, confesso que quando a nossa diretora Marisa Costa, nos falou algumas coisas eu fiquei com certo medo... Mas ela não parece ser chata, só rígida... Mas de resto estamos bem, essa semana entreguei vários trabalhos, foi meio complicado, as férias me enferrujaram, mas tudo bem, estou pegando o pique... o mais estranho é que só tive nove dias de aulas, parecem nove meses hehe...
    A cada dia conheço mais pessoas, faço mais amigos, é como eu disse, talvez esses ares da Etec nos deixem mais comunicativos uns com os outros hehehe... Em falar em ares, lá é bem fresco, uma bela área verde, um silêncio... É bem zen, estou gostando muito da experiência... Agora espero apenas que o ensino público algum dia, seja tão bom quanto o da Etec... Um dia, talvez, aprendamos na escola a agir como gente, em grupo, afinal não estamos sozinhos nesse mundo, estamos rodeados de pessoas que por mais que para nós não signifiquem nada, somos todos importantes uns para os outros... Por que? Por que somos uma sociedade, como as formigas... Como os seres humanos são seres esquisitos, repugnantes e não param um segundo... Mas diferentemente de nós tem uma sociedade perfeita... Elas já nascem com essa habilidade, mas nós precisamos aprendê-la... E aí, além dos pais... quem nos ensina?

     Ainda sonho com um ensino onde tenhamos mais ensino para a vida....
"Proerd é o programa
Proerd é a solução
Lutando contra as drogas
Ensinando a dizer não"

Atenciosamente Lucas Luciano 

Um comentário:

  1. Muito interessante ver como você pensa. É interessantíssimo perceber detalhes assim. Por mais que você goste de trocar ideias, tirar suas dúvidas, e fazer suas palhaçadas na escola, assim como nós, você tem o seu lado, quieto... Na sua... E é bom às vezes, parar pra pensar como os outros pensam; Parar para pensar que, assim como nós, todos ali na ETEC tem o seu objetivo, todos ali querem se destacar, assim como nós. Infelizmente, há muitos professores por aí que só estão preocupados com o salário no final do mês, e não tem amor pelo o que faz. Mas pelo o que eu percebi, a maioria dos professores de lá, têm vontade de ensinar, e temos bastante sorte por isso. A única coisa que fiquei insatisfeita até agora, é que a professora de Literatura não tem o conhecimento tão extenso quanto eu esperava que tivesse. Perguntei uma coisa relacionada à gramática pra ela, e ela disse: "Não sei, vou pesquisar e depois te digo." Poxa, se fosse pra pesquisar, eu mesmo pesquisava né... (Espero que ela não leia isso, hehe.) Mas eu acho sim que lá, não vamos aprender apenas sobre a matéria em si, mas também sobre nosso papel para com a sociedade. Temos sorte de ter passado no vestibulinho :)

    ResponderExcluir